quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O futuro está em nossas mãos


O futuro de uma criança não está diretamente ligado ao fato de ter nascido em uma família com condições sociais desfavoráveis. Em muitas situações, a criança ter nascido em uma família pobre futuramente pode servir de estímulo para ela querer estudar e ser alguém na vida ou para entrar em uma vida cheia de crimes.
As crianças muitas vezes não gostam de estar em uma família pobre, em vez de trabalhar e estudar acham um caminho que parece ser mais fácil, mas muitas vezes sem volta: o caminho do crime. Começam a roubar, matar, traficar, e acabam tendo o mesmo fim: a morte. Pensamos que só quem faz isso são jovens e crianças pobres, mas muitas vezes a maioria dos jovens que cometem crime, podem ser ricos que entram nesse mundo para conseguir drogas.
Muitos não veem a sorte que tem em ter nascido em uma família pobre, que pode não ter dinheiro, mas tem muito mais valores do que algumas famílias ricas. Porque  a mãe quando é pobre é quem cuida, educa seus filhos mostra que a vida não é fácil e que tem que lutar muito. Bem diferente do que em famílias ricas que colocam seus filhos em uma  creche e dão tudo o que ele quer.
O futuro de toda a criança não está ligada à classe social em que vive. Mas na vontade de estudar, trabalhar em querer mudar esse Brasil que é dividido entre ricos e pobres.

O Futuro e seus problemas


       No Brasil, para alguns pais, é mais importante ter roupas de marca, do que ter um livro, que beneficia muito mais. A falta de habito para os adolescentes é causado por não ter recebido incentivo na infância. Os pais, por sua vez, só compravam livros se fosse para algum trabalho a escola, e não para ele simplesmente ter o prazer de ler.
       Com essa atitude, os pais estão comprometendo o futuro dos seus filhos. Essas crianças vão virar adolescentes ignorantes que não vão poder ter nenhuma conversa decente por terem os seus conhecimentos bem reduzidos.
        Mas em que mais prejudica é na escrita. Uma pessoa que não lê não vai conseguir escrever uma boa redação e, futuramente, ela poderá não entrar em uma faculdade.
           Esses problemas só irão mudar quando os pais começarem a incentivar seus filhos a ler. Os mesmos deveriam ler histórias para eles ainda quando estiverem na barriga. Na infância, quando a criança ainda não souber ler, os pais devem destinar um tempo para ler um livro para seu filho. Se  a leitura se tornar um hábito na infância, dificilmente ela desaparecerá. Já se esperar muito tempo, dificilmente vai desenvolver esse hábito.

domingo, 18 de setembro de 2011

A modernização e suas mudanças

No tempo dos nossos avós, as famílias eram mais unidas, as crianças brincavam na rua, os alunos eram mias disciplinados. Bem diferente de hoje, as famílias quase nem se falam, as crianças ficam trancafiadas em apartamentos e videogames e muitas escolas mais parecem infernos. Naquela época as pessoas se respeitavam mais.
                A modernização é um fator essencial para essas mudanças. O lado bom é que as pessoas têm o acesso à informação mais fácil por meio da TV, jornais, rádios e computadores as redes sócias você tem o mundo em um clique. Essa modernização também trouxe avanços na medicina com remédios, vacinas e tratamentos para doenças que, no passado, não tinham cura.
Mas também há o lado ruim, a falta de segurança para tudo, porque agora nem nos policias se pode confiar. A internet também tem seus perigos pelo fato de não saber com quem se realmente se está conversando. E não há mais contato entre as pessoas, não há diálogo, é tudo pelo computador, não tem mais momentos em família.
O mundo está desse jeito porque ocorreram muitas mudanças em um curto espaço de tempo e as pessoas ficaram deslumbradas com todas as mudanças tecnológicas. Existem vários motivos para essas mudanças, mas todos têm a mesma origem: ambição, egoísmo e ate vaidade.

A Maldição da Correção

A Mina está estudando para uma prova de português, depois de algumas horas ela resolveu descansar um pouco assistindo televisão.  Achou uma DVD em cima do sofá e ficou curiosa para saber o que era colocou no computador era algo muito estranho ela ficou meio apreensiva, mas não deu muita bola quando de repente o telefone tocou dai uma voz muito sinistra disse:
Voz: Irei te matar em sete dias!
Mina: Não é assim, o verbo está no futuro do presente dai se usa mesóclise o correto é matar-te-ei em sete dias!
Voz: Tanto faz tu vai morrer de qualquer jeito!
 Foi estudar mais um pouco e depois foi dormi. De repente estava em um lugar muito estranho com a música do Freedy Krueger. Ele aparece fala:
Freddy Krueger: Bem-vindo ao meu pesadelo!
A Mina grita.
Freddy Krueger: Por que você esta gritando? Eu ainda não cortei-te!
Mina: Pra começo de conversa, tá falando errado, a partícula negativa atrai o pronome, então é não te cortei!
Freddy Krueger: Grande coisa!
Quando ele a agarra, naquele momento tenso e ela acorda toda apavorada. E resolve ir dar uma caminha na calada da noite, teve a ideia de dar uma volta. Ela vê alguém, é a Samara, ela fica com muito medo dai o Freddy também aparece e eles falam:
Freddy Krueger: Te mataremos tão rápido que nem vai dar tempo de sentir dor!
Mina: O certo é matar-te-emos em primeiro porque o verbo está no futuro do presente e segundo não se começa frase com pronome oblíquo!
Ele não gosta do que ela fez, começa a arranhar ela com suas garras e diz:
Freddy Krueger: Por que você não morre?
Ela acorda toda apavora e percebe que foi só mais um sonho e fica aliviada, quando de repente ela olha para o lado e vê o Freddy e a Samara olhando para ela.
                                             FIM



sábado, 17 de setembro de 2011

Drogas, problema de uma geração

As drogas são um grande problema da sociedade atual e os jovens têm uma grande facilidade de acesso a elas. Os traficantes, por sua vez, têm a ajuda de policiais que deixam informados, em relação a operação policiais, facilitam a distribuição do produto, destruindo assim, a vida de seus usuários.
         O Sul é líder no consumo de maconha, crack, cocaína é uma das regiões do Brasil nos quais o acesso de drogas ilegais é considerada mais fácil. De acordo comum uma pesquisa, a Região Sul é a campeã no número de pessoas que declararam ter experimentado alguma substância químicas, superando o Sudeste, onde o tráfico é muito mais intenso
         Além da facilidade, os traficantes têm a ajuda de policiais. Em uma reportagem do Teledomingo, no dia três de julho, pôde-se observar os policiais forneciam informações privilegiadas e ate recebiam dinheiro para não prender alguns criminosos.
         Tem efeito bifásico no uso químico, na sua primeira fase estimula o bem estar e na segunda fase deprime. A droga e a ligação com o usuário poderá tornar-se dependente pelo efeito que ela oferece.
              Os jovens já sabem o mal que as drogas fazem, mas mesmo assim continuam usando. As drogas são os enormes elefantes que destroem o capim, que são seus usuários e as famílias que sofrem junto.

Decadência da sociedade

         A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidades ou ate utilidade. E esse é um grande problema para humanidade. Elas não se respeitam, não se valorizam, vendem-se por dinheiro.
         Anos atrás, era um pouco diferente. Não existiam tantas pessoas de má índole como hoje em dia. Um dos motivos para essa diferença é a criação. Antigamente os pais era quem cuidava e educava os filhos. Muitos em condições não muito boas. Já hoje em dia as crianças são criadas por babás e vão para creches. Os pais com pena, dão tudo o que querem e eles acabam ficando sem limites.
         E a tecnologia também influencia. Hoje são poucas as pessoas que usam a carta como meio de comunicação. As pessoas passaram a se falar por telefone e através do computador.  Os programas também estão diferentes. Atualmente são apelativos, com mulheres quase nuas, sem nenhum conteúdo educativo e cultural.
         As pessoas estão mais preocupadas em ter as coisas que ser alguém. São egoístas e gananciosas. Existem muitas pessoas, sem caráter, o que é muito triste. E, com o passar do tempo, a situação tende a piorar. 

O simples é surpreendente

               As aparências enganam e coisas simples podem se tornar coisas fantásticas. Não damos importância para muitas coisas que, a principio, são insignificantes e, como passar do tempo, podem nos surpreender.
              Muitas coisas sozinhas podem não ser nada como uma gota que junto com milhares de outras podem se tornar rios, lagos, cachoeiras e imensos e maravilhosos mares. Como notas musicas uma só nota não tem muita importância, mas juntas podem se transformar em uma linda composição musical. Há também as letras. Uma letra é apenas uma letra, mas se juntarmos elas formarão palavras e essas palavras podem se tornar livros e encantar milhares de pessoas.
         O sapo também é um exemplo de como o simples pode ser fantástico. Tem muitos sapos que andam por aí, que só estão à espera do beijo da princesa para se tornarem o príncipe encantado dos sonhos. Um simples casamento pode vir a se tornar um dos momentos mais incríveis da vida, a vinda de um bebê, que ira trazer ao casal momentos inesquecíveis.
         Às vezes não nos damos conta do que está a nossa volta. Não temos visão de que algo tão comum pode se tornar algo maravilhoso. Não vemos que podemos fazer isso também de pequenas, grandes atitudes que podem mudar o mundo.  Que o simples pode ser simplesmente fantástico.

O amor e suas cicatrizes

          Cada um tem uma definição para o amor. Muitos acham que é se doar por completo, matar e morrer por alguém. Para outros é amar aquele alguém especial, que nos completa, que amamos sem esquecer nossa existência. Para mim, o amor nada mais é que ver defeitos e revela-los. É sentir o ar falta, o peito aperta, o coração acelerar, as pernas amolecerem e ainda quase desfalecer. É querer estar ao lado de alguém a todo instante, ouvi-lo, tocá-lo, beijá-lo, faze-lo feliz.
         No século em que vivemos, os relacionamentos amorosos estão cada vez mais superficiais. Existem pessoas que só estão namorando para dizer que estão namorando, sem sentir nada um pelo outro, nenhuma gota de amor ou paixão. Os jovens estão namorando menos e ficando mais.
         Os relacionamentos homossexuais estão em alto, embora não vimos muito, por ainda existir muito preconceito. Há pessoas que aproveitam que a homossexualidade está na moda para mostrar do que realmente gostam. Alias, não entendo por que existe tanto preconceito em relação aos homossexuais. Que é estranho de ver é, admito, mas só por isso não devemos trata-los diferente. Senão fosse assim, o mundo estaria cheio de gente igual e sem graça.
              Também existem as pessoas que acham que o amor é o melhor e mais bonito sentimento que poderia existir. Por outro lado, tem as que acham que o amor é uma besteira, porque sempre amavam alguém não foram correspondidas. As pessoas que acham que o amor é uma besteira, é por nunca terem sido amadas verdadeiramente, do jeito como mereciam e esperavam.      
  

Reuniões de Família

A mesa é um lugar em as famílias se reúnem para compartilhar aquele momento tão gostoso que são as refeições. Em minha família não é diferente. Já passamos por vários momentos bons e varias brigas, como roda família.
         Os almoços de domingo e datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, eram muitos importantes. Era sempre uma festa, minha avó sempre fazia comidas que reuniam toda família em volta da mesa. Antes de o meu avô morrer, as refeições eram sagradas. Ele dizia que aquele momento era da família. Depois que ele faleceu, a família ficou um pouco desunida. Hoje não passamos as datas comemorativas juntas, passa cada um “no seu canto”.
              Brigas aconteciam à mesa, a maioria quando eu era pequena, por eu ser muito “fresca” em relação à comida. Meus tios sempre brigavam com a minha mãe achando que a culpa de eu ser assim era dela. Eles incomodavam tanto que um dia ela chegou a enfiar a minha cabeça dentro de um prato de comida. É muito bom poder lembrar desses momentos em que passava com a minha família, das brigas, das comemorações em volta da mesa.