quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O futuro está em nossas mãos


O futuro de uma criança não está diretamente ligado ao fato de ter nascido em uma família com condições sociais desfavoráveis. Em muitas situações, a criança ter nascido em uma família pobre futuramente pode servir de estímulo para ela querer estudar e ser alguém na vida ou para entrar em uma vida cheia de crimes.
As crianças muitas vezes não gostam de estar em uma família pobre, em vez de trabalhar e estudar acham um caminho que parece ser mais fácil, mas muitas vezes sem volta: o caminho do crime. Começam a roubar, matar, traficar, e acabam tendo o mesmo fim: a morte. Pensamos que só quem faz isso são jovens e crianças pobres, mas muitas vezes a maioria dos jovens que cometem crime, podem ser ricos que entram nesse mundo para conseguir drogas.
Muitos não veem a sorte que tem em ter nascido em uma família pobre, que pode não ter dinheiro, mas tem muito mais valores do que algumas famílias ricas. Porque  a mãe quando é pobre é quem cuida, educa seus filhos mostra que a vida não é fácil e que tem que lutar muito. Bem diferente do que em famílias ricas que colocam seus filhos em uma  creche e dão tudo o que ele quer.
O futuro de toda a criança não está ligada à classe social em que vive. Mas na vontade de estudar, trabalhar em querer mudar esse Brasil que é dividido entre ricos e pobres.

O Futuro e seus problemas


       No Brasil, para alguns pais, é mais importante ter roupas de marca, do que ter um livro, que beneficia muito mais. A falta de habito para os adolescentes é causado por não ter recebido incentivo na infância. Os pais, por sua vez, só compravam livros se fosse para algum trabalho a escola, e não para ele simplesmente ter o prazer de ler.
       Com essa atitude, os pais estão comprometendo o futuro dos seus filhos. Essas crianças vão virar adolescentes ignorantes que não vão poder ter nenhuma conversa decente por terem os seus conhecimentos bem reduzidos.
        Mas em que mais prejudica é na escrita. Uma pessoa que não lê não vai conseguir escrever uma boa redação e, futuramente, ela poderá não entrar em uma faculdade.
           Esses problemas só irão mudar quando os pais começarem a incentivar seus filhos a ler. Os mesmos deveriam ler histórias para eles ainda quando estiverem na barriga. Na infância, quando a criança ainda não souber ler, os pais devem destinar um tempo para ler um livro para seu filho. Se  a leitura se tornar um hábito na infância, dificilmente ela desaparecerá. Já se esperar muito tempo, dificilmente vai desenvolver esse hábito.